
Um pão francês de 50g (equivalente a uma unidade média) possui 135 calorias. O miolo do pão possui mais água e ar, mas a equivalência calórica é a mesma. Ou seja, se você retirar do miolo o volume equivalente a metade do pão, reduzirá a quantidade calórica pela metade. Mas muito cuidado! Preste mais atenção ao que você passa no pão, pois esses sim, fazem muita diferença. Uma porção de 30g de requeijão (equivalente a uma colher de sopa), por exemplo, adiciona 78 calorias ao lanche matinal.
O pão pode ser consumido diariamente, desde que na quantidade adequada. E ainda, é consenso entre os nutricionistas que os carboidratos são parte essencial em nossa dieta e não devem ser boicotados, pois fornecem energia para o corpo e para o cérebro. No entanto, variar e optar também pelo pão integral pode ser uma boa pedida. Os dois tipos possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, mas o pão integral é muito rico em fibras, o que pode prolongar a sensação de saciedade e adiar sua próxima refeição.
Leia também: Vale a pena trocar o pãozinho francês pelo pão integral?
Vale lembrar que, em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, publicou decreto que determina que farinhas de trigo e milho devem sair das fábricas fortificadas com ferro e ácido fólico. Enquanto o primeiro nutriente é capaz de prevenir a anemia ferropriva, a qual chegou a acometer metade das crianças de até cinco anos, o segundo previne más-formações do tubo neural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário